Engenharia 360

Primeira mão biônica que transmite sensibilidade

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 10/03/2013 | Atualizado em 15/07/2022 2 min

Primeira mão biônica que transmite sensibilidade

por Eduardo Mikail | 10/03/2013 | Atualizado em 15/07/2022
Engenharia 360
A primeira mão biônica que permite que um amputado possa sentir aquilo que está tocando será transplantada ainda esse ano em uma operação pioneira, que poderá introduzir uma nova geração de membros artificiais com percepção sensorial.

O paciente é um homem não identificado com 20 anos e que vive em Roma e perdeu a parte inferior de seu braço após um acidente.

A fiação de sua nova mão biônica será conectada ao sistema nervoso do paciente com a esperança de que o homem seja capaz de controlar os movimentos da mão, bem como receber os sinais dos sensores de toque da pele.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O médico afirma que a mão será conectada diretamente ao sistema nervoso do paciente através de eletrodos em dois dos principais nervos do braço.

Isso deve permitir que o homem controle a mão pelos pensamentos, além de receber sinais sensoriais para o cérebro a partir de sensores da mão. Isso irá efetivamente proporcionar um fluxo rápido e bidirecional de informações entre o sistema nervoso e a mão protética.

A ideia é que o paciente possa usar a mão biônica por um mês para ver como irá se adaptar ao membro artificial. Se tudo der certo, um modelo completo estará pronto para testes dentro de dois anos, confirma Dr. Micera.

Uma das questões levantadas é se os pacientes conseguirão tolerar ter um membro ligado a eles o tempo todo, ou se seria necessário removê-lo de tempos em tempos para um descanso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Outro problema é como esconder os fios sob a pele do paciente. Os eletrodos do protótipo a ser instalado ainda esse ano serão inseridos através da pele, ao invés de ficar embaixo dela, mas há planos para colocar a fiação por via subcutânea.

mao-bionica

Isso é realmente um progresso para humanidade, a esperança real para amputados. Comente sua opinião!

Com informações de 3minovacao.

 

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo