Engenharia 360

Os engenheiros mais procurados no Brasil segundo headhunters

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 22/02/2013 | Atualizado em 15/07/2022 4 min

Os engenheiros mais procurados no Brasil segundo headhunters

por Eduardo Mikail | 22/02/2013 | Atualizado em 15/07/2022
Engenharia 360

Segundo especialistas, o mercado de trabalho para os engenheiros está mais estável porém, alguns profissionais ainda continuam escassos

Engenheiros em alta

A freada econômica do ano passado também freou o ritmo de contratações de engenheiros. É o que afirmam headhunters consultados pelo site EXAME.com. Mas, isso não significa não haver espaço para os profissionais de engenharia.

Ao contrário: entre as 30 profissões mais promissoras para 2013, dez são ligadas à área de engenharia. E muito disso é por conta descompasso entre oferta de profissionais disponíveis e a demanda das companhias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A dificuldade, segundo os especialistas, não é tanto a formação, mas a experiência do profissional. “Diferente de uma área financeira que tem muita gente nova, a engenharia precisa de pessoas experientes”, afirma Rodrigo Falcão, gerente da Hays no Rio de Janeiro.

Por isso, boa parte dasoportunidades profissionais que chegam nas consultorias de recrutamento exigem conhecimentos que apenas a vivência de mercado pode oferecer. “As posições que estamos falando dependem do quão específico o profissional é”, afirma Giuliano Carcagnoli, da Futurestep.

engenharia-civil-blog-da-engenharia

Diretor de obras de infraestrutura

Onde? Obras de infraestrutura.

Quem é? O diretor de obras de infraestrutura tem a missão de acompanhar todo o cronograma e tirar o empreendimento do papel. Todo o planejamento da obra é responsabilidade dele, desde a compra de materiais, passando por custo até a visão de tudo o que está sendo feito.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Formação: Engenharia civil e experiência no setor.

usina-blog-da-engenharia

Diretor de licitações

Onde? Obras de infraestrutura e de energia.

Quem é? É o profissional responsável por estruturar a proposta da empresa para a licitação de uma obra. Ele tem que entender de custos, planejamento, precisa ter uma visão muito boa do cronograma.

“Tem que ter muita habilidade e penetração nos meios de negociações comerciais com o governo e ao mesmo tempo ser muito técnico”, afirma Daniela Ribeiro, da Robert Half.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

petrobras-plataforma-blog-da-engenharia

Gerente de projetos

Onde? Obras de infraestrutura; setor de óleo e gás.

Quem é? Este é o profissional que irá tirar o projeto do papel. É a pessoa que conhece de tudo um pouco.

Formação: É um engenheiro de qualquer tipo de especialidade com background técnico na área em que está gerenciando o projeto e com certificações. Na exploração do petróleo, geralmente, esta etapa é desenvolvida por equipes multidisciplinares.

hidreletrica-de-tucurui-blog-da-engenharia

Diretores e gerentes de operações

Onde? Usinas hidrelétricas e eólicas.

Quem é? Ele olha toda a cadeia de produção até chegar no produto final. A responsabilidade é garantir que o site está operando, rodando dentro da disponibilidade correta.

Formação: Engenheiro eletricista com background técnico dentro do setor de energia.

Engenheiros para manutenção

Onde? Setor de óleo e gás (principalmente, plataformas de petróleo); indústria pesada.

Quem é? A manutenção constante dos equipamentos em operação é feita pelos engenheiros. Eles são os responsáveis pela disponibilidade dos equipamentos.

Formação: bom nível técnico, formação varia de acordo com o setor.
 

Diretor de tecnologia

tratamento-de-esgoto-blog-da-engenharia

Onde? No departamento de tecnologia das empresas.

Quem é? O departamento de tecnologia das empresas foi repaginado nos últimos anos e migrou de um papel de apoio para uma posição estratégica dentro das corporações.

“Ele ajuda a empresa a vender mais, melhora a qualidade do produto e faz com que a empresa chegue a mercados que não alcançava antes”, afirma Falcão, da Hays. Afinal, “é a tecnologia que otimiza a operação, desocupa postos de trabalho, reduz custos e aumenta a eficiência”, afirma Rodrigo Forte, da Exec.

Por conta disso, agora, não basta ser um exímio técnico, o engenheiro que atua neste setor tem que ter uma excelente visão do negócio e boa capacidade de negociação. “Ele tem que entender dos negócios para poder trazer soluções no uso da tecnologia”, afirma Fernanda, da Mariaca.

Formação: Esta função, hoje, pede uma formação mais científica e complexa porque é um mercado em intensa inovação.

Engenheiro ambiental

Onde? Setores químico e petroquímico. Os outros setores também demandam este profissional.

Quem é? A expectativa é que, nos próximos anos, mais empresas separem a área ambiental do setor de segurança de trabalho. O profissional precisa primeiro entender o negócio da companhia, os produtos e impacto no meio ambiente para, então, reformular os processos.

Atualmente, no entanto, a maioria das empresas mantém estas duas áreas unidas. Neste caso, o papel do profissional vai desde “manter a operação sem acidentes até garantir que a área produtiva não afete o ambiente evitando desperdícios, fazendo tratamento de resíduos”, afirma Diego Mariz, da Michael Page.

Formação: Engenheiro ambiental ou engenheiro químico com pós em ambiental.


Via

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo